497128287

1299 palavras 6 páginas
1. Bibliografia

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eb000001.pdf
Swift, Jonathan. Viagens de Gulliver. Edição digital, vol. 31, 1950. http://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=01402 2. Biografia

Jonathan Swift nasceu em Dublin, Irlanda. Estudou na capital irlandesa até 1680 e transferiu para a Inglaterra, onde trabalhou como secretário e ganhou fama como escritor, virou um importante diplomata da época e foi clérigo na Catedral de Saint Patrick em Dublin. As viagens de Gulliver rendeu muitas discussões na época. Jonathan foi considerado incapaz em 1742, por problemas mentais e em 1745 faleceu.

3. Resumo

Lemuel Gulliver, cirurgião na cidade de Londres, terceiro de 5 filhos, cansado de sua rotina e com poucos pacientes em seu consultório recebe um convite do Capitão Willian para atravessar os mares em direção ao sul, na travessia perto das Índias Orientais, uma tempestade afunda o navio e Gulliver consegue, apoiando-se em destroços e com a ajuda da natureza, chegar em uma praia. Acordou amarrado com cordas e conseguiu escutar ruídos de pequenas criaturinhas enfurecidas que atiravam flechas contra seu enorme corpo, conclui que se tratava de humanos minúsculos. Por ordem do imperador de Lilliput, é lavado à capital, decidem não mata-lo, pois seu cadáver poderia espalhar seu fedor por todo o reino ou trazer pestes devido a decomposição de seu corpo, o homem montanha então é preso, rapidamente Gulliver aprende a língua liliputiana e começa a fazer amizades, até que, um dia, o Rei cede e solta o homem gigante com algumas condições, não pisar nos habitantes da Capital e ganhar uma batalhar contra a nação dos Blefuscos, ao ganhar a guerra, Gulliver é festejado e amado pela população de Lilliput.
Ao apagar um incêndio com a urina, expressamente proibido pelos liliputianos, e com outras acusações, Gulliver recebe pena de morte, com a ajuda de uma amigo do reino, Gulliver consegue fugir e voltar para a Inglaterra.
Em sua segunda

Relacionados