49.596.123-1

3818 palavras 16 páginas
Competição Oligopolizada na região de Campinas dos serviços de Banda Larga

Bárbara Ocanha da Costa¹
Ericka Jesus dos Santos
Gabriela Nassif de Mello
Karina Helena de Souza

Fábio dos Santos Ferreira²

Resumo
Embora a banda larga seja hoje mundialmente utilizada e conhecida como um serviço de acesso rápido à Internet, ainda existem contratempos em relação à abrangência, ao custo e a acessibilidade para todas as pessoas. Este artigo analisa o mercado brasileiro de telecomunicações, com o objetivo de estabelecer uma comparação entre as razões que levaram ao melhor e ao pior desempenho econômico registrado entre os competidores desse mercado, tendo como ponto de partida a competição, as vantagens e desvantagens do oligopólio que elas detêm na cidade de Campinas.
Além dos conceitos de Michael Porter, especialista em competição no mercado, há outras definições de estratégia que explicamo desempenho das empresas.

Palavras-chave: Competição. Banda larga. Oligopólio. Campinas. Internet.

Introdução
O acesso á Internet se consolidou no final do século XX, é considerado um importante indicador de desenvolvimento social, econômico e cultural. Uma cidade, região ou país sem infraestrutura de banda larga é considerado excluído do processo histórico, este que está em constante evolução.
A banda larga surgiu no país através da difusão da tecnologia DSL (tecnologia de transmissão digital de dados via rede de telefonia) tem a função de ampliar a velocidade e a banda de conexão também utilizando a rede de telecomunicações das operadoras comerciais.
Este acesso ocorre através de um mercado concentrado em grandes corporações que dominam a prestação de serviços. Um dos grandes problemas da internet brasileira está relacionado á qualidade do serviço prestado pelas operadoras. Este serviço é caro e de baixo desempenho, as empresas não suprem a demanda por banda larga e ignoram a obrigação de garantir a qualidade dos serviços ofertados

Relacionados