489734 Projeto Extens O PNE SG

5978 palavras 24 páginas
PUCMINAS – SÃO GABRIEL INSTITUTO DE PSICOLOGIA
PROJETO DE EXTENSÃO

TÍTULO: INSERÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO (PNE’S)
PROGRAMA: NÚCLEO DE TRABALHO E PRODUÇÃO

NANCI DAS GRAÇAS CARVALHO RAJÃO

APRESENTAÇÃO

Na Antigüidade, entre os povos primitivos, o tratamento para com os deficientes, assumiu dois aspectos: alguns os matavam, porque os considerava um grande empecilho para a sobrevivência de um grupo e, outros cuidavam e sustentavam para que conseguissem obter a simpatia dos deuses, ou como gratidão pelos esforços dos que se mutilaram na guerra.
A Lei das XII Tábuas, na Roma antiga, autorizava os patriarcas a matar seus filhos defeituosos, o mesmo ocorrendo em Esparta, onde os recém-nascidos, frágeis ou deficientes, eram lançados do alto do Taigeto (abismo de mais de 2.400 metros de altitude, próximo de Esparta).
Os povos hindus, ao contrário dos povos hebreus, sempre consideraram os cegos, com uma maior sensibilidade interior, isto justamente pela falta de visão. Sendo assim, este povo incentivava estas pessoas a ingressarem nas atividades religiosas.
Os atenienses, por influência de Aristóteles, protegiam os doentes e deficientes, sustentando-os por meio de um sistema semelhante à Previdência Social, onde todos contribuíam para manter os heróis das guerras e suas famílias. O povo romano, do tempo do império talvez por influência ateniense, também agia desta forma. Esses povos discutiam para analisar qual a conduta apropriada, seria a assistencial, ou a readaptação destes deficientes para o trabalho que lhes fosse apropriado.
No entanto, com a perda da influência do feudalismo, surgiu a idéia de que os deficientes deveriam ser engajados no sistema de produção, ou assistidos pela sociedade, que contribuía compulsoriamente.
No ano de 1547, iniciou na França, com Henrique II, a assistência social obrigatória para dar amparo aos deficientes, por meio de coleta de taxas.
Em 1723, na Inglaterra, foi fundada

Relacionados