481617307/01

1102 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO.
O surgimento doServiço Social no Brasil e no mundo tem sua trajetória ao longo da década, o momento da virada em que o Serviço Social construiu um novo caráter profissional dentro da categoria. O profissional do assistente social também passa por uma nova reconfiguração. A realidade social e o desenvolvimento teórico-prático põem a formação profissional em Serviço Social na cena contemporânea da sociedade brasileira.
Falar do Serviço Social no Brasil e no mundo requer falar das práticas assistencialistas que faziam parte da profissão desde o seu surgimento. Suas raízes atreladas à igreja Católica tinham total domínio sob a caridade, filantropia e bens esses destinadas aos menos favorecidos, essas práticas eram apoiada pela ordem burguesa da época.Um crescente desenvolvimento das relações sociais capitalistas brasileiras houve a intensificaçã dos conflitos de classes. Após a revolução em 1930 o presidente Vargas promoveu um serie de mudanças na constituição do pais, culminando com a publicação da consolidação das leis do trabalho em 1943.
Os processos de institucionalização do Serviço Social, como profissão, estão relacionados com os efeitos políticos, sociais e populistas do governo de Vargas. A implantação dos órgãos centrais e regionais da previdência social e a reorganização dos serviços de saúde, educação, habitação e assistência ampliaram de modo significativo o mercado de trabalho para os profissionais da área social. O Serviço Social, como profissão e como ensino especializado, beneficiou-se com esses elementos históricos conjunturais. Ao mesmo tempo em que se ampliava o mercado de trabalho, criavam-se as condições para uma expansão rápida das escolas de Serviço Social.O surgimento do Serviço Social no Brasil e no mundo tem sua trajetória ao longo da década, o momento da virada em que o Serviço Social construiu um novo caráter profissional dentro da categoria. O profissional do assistente social também passa por uma nova

Relacionados