45678909

3551 palavras 15 páginas
Volumes de Compras

Através das verificou-se que o principal canal de distribuição, concentra 52,5% dos volumes de refrigerantes e, aproximadamente, 40% dos volumes de cervejas. As cinco maiores redes de supermercados concentram 40,5% dos volumes de refrigerantes e cerca de 38% dos volumes de cervejas do referido canal. Estes números estão em linha com a concentração das cinco maiores redes no Brasil, ou seja, em torno de 40% do segmento.

Custo de Mudança - Comprador versus Empresa

Em relação ao poder de negociação dos compradores poucos são os custos de mudança: os compradores aumentam o seu poder de negociação quando o vendedor se defronta com custos de mudança. Por outro lado, altos custos de mudança prendem o comprador a determinados fornecedores. No caso em estudo, os custos de mudança são relativamente altos para os supermercadistas, devido a poucas alternativas de fornecimento dos produtos comercializados pela empresa, já que a mesma atua sobre o sistema de franquia, restringindo a entrada de outros fornecedores em condições de competitividade.

Informações dos Compradores

Os compradores, através dos institutos de pesquisas, associações de classes, concorrência, mídia impressa e eletrônica, obtêm informações atualizadas e tendências de demanda, share de mercado, share de valor, preços reais do mercado, desempenho da categoria e carga tributárias, que lhes permite buscar preços mais favoráveis junto aos fornecedores.

Possibilidade de Integração para trás

Tem sido praticada, por algumas redes atendidas pela empresa, à estratégia de marcas próprias, com forma de negociar concessões, especialmente com sabores guaraná, limão, laranja, em que o consumidor é mais sensível ao preço.

Produtos substitutos

A empresa compete, direta ou indiretamente, com uma grande gama de produtos substitutos, como: água natural, água mineral, sucos, café, leite, bebidas em pó, chás, isotônicos, cervejas, vinhos.

Influências na decisão de compras do

Relacionados

  • Desafio direito empresarial rh
    1101 palavras | 5 páginas