456787860977

5724 palavras 23 páginas
REFLEXÃO DA DOCÊNCIA: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE TRABALHO
PEDAGÓGICO REALIZADO COM CRIANÇAS BEM PEQUENAS.
Cleide Selma Pereira dos Santos1
Adriana Rodrigues Braga2
Naiane Silva Santos3
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo trazer algumas reflexões sobre experiências vivenciadas em um período de docência em sala de aula com crianças de 8 meses a 2 anos de idade, revelando como as concepções adotadas no processo de ensino aprendizagem contribuíram para o desenvolvimento infantil e a ruptura de paradigmas preconceituosos sobre a educação infantil, em especial com o trabalho desenvolvido com crianças nessa faixa etária.
Ressaltamos, portanto, a importância do papel da educação infantil e do educador no desenvolvimento das crianças, trazendo também relatos de alguns projetos de intervenção pedagógica desenvolvidos neste período. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, utilizando o relato autobiográfico das experiências vivenciadas na educação infantil.
Concluímos que quando realizamos um trabalho imbuído de afetividade, compromisso e objetivos educativos concretos conseguimos contribuir significativamente para o desenvolvimento das crianças e superação de alguns paradigmas preconceituosos acerca da educação infantil que permeiam ainda hoje na sociedade.
Palavras Chaves: Docência. Desenvolvimento Infantil. Concepções. Prática Pedagógica.
Introdução
Durante muito tempo as creches foram visualizadas como um depósito de crianças e nos dias atuais ainda há resquícios destes pensamentos até mesmo em educadores que tornam seu fazer docente apenas uma prática restrita ao cuidado. Isso se deve ao fato de que com o advento do capitalismo surgiu a necessidade de inserção das mulheres no mercado de trabalho, constituindo assim um novo modelo de sociedade. Com isso, as mães precisaram sair de suas casas para trabalhar e deixar seus filhos sob os cuidados de alguém. Neste contexto surgiram as primeiras creches a partir do séc. XVIII, na França,

Relacionados