45569900

3432 palavras 14 páginas
BACTERIAS
DOENÇAS
TRANSMISSÃO
PREVENÇÃO
TRATAMENTO

MENINGITE se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio. Como crianças de até 6 anos de idade ainda não têm seus sistemas imunológicos completamente consolidados, são elas as mais vulneráveis. Idosos e imunodeprimidos também fazem parte do grupo de maior suscetibilidade.
Para a meningite, as vacinas mais utilizadas são a bivalente, a tetravalente e a monovalente, em menores de 2 anos. Entretanto, não existe ainda vacina para alguns sorotipos da doença.
Evitar o uso de talheres e copos utilizados por outras pessoas ou mal lavados e ambientes abafados são formas de se diminuir as chances de adquirir a doença. Manter o sistema imunológico fortalecido e seguir corretamente as orientações médicas, caso tenha tido contato com alguém acometido pela doença são, também, medidas importantes.
O tratamento mais usado é com antibióticos, geralmente ceftriaxona no caso de meningite meningocócica; a penicilina em altas doses também dá bons resultados. A intervenção deve começar o mais rapidamente possível e abranger as pessoas que estão em contato com o infectado (famililares, companheiros de quarto, etc.), dando a eles antibióticos como uma medida preventiva. Se houver resistência à ceftriaxona ou a penicilina, pode-se optar por cloranfenicol e às vezes, especialmente em crianças, são usados os corticosteróides.
DOENÇA
TRANSMISSÃO
PREVENÇÃO
TRATAMENTO
FEBRE MACULOSA

É uma infecção aguda causada por uma bactéria denominada Ricketsia prowazkii, sendo o homem infectado após a picada de carrapato que possua a bactéria em suas glândulas salivares. O carrapato transmissor principal é o hematófago da espécie Amblyomma cajennense, conhecido como carrapato-estrela, micuim, carrapato-de-cavalo, carrapato-rodoleiro ou picaço e é

Relacionados