455641132

3397 palavras 14 páginas
PETRÓLEO
Petróleo
+

O petróleo é constituído por uma mistura extremamente complexa de milhares de compostos orgânicos, dentre os quais predominam os hidrocarbonetos.

H2

Origem do petróleo
O petróleo foi formado pela decomposição de animais e vegetais principalmente marinhos , que sofreram inúmeras decomposições químicas pela ação de calor, pressão e bactérias em ausência de oxigênio.

+

4 H2

Exploração do petróleo
Atualmente a prospecção de petróleo utiliza aviões ,navios e satélites que possuem equipamentos que conseguem fazer uma verdadeira “radiografia” do subsolo. Extração

Gás natural
É uma mistura gasosa em que predomina o metano.Sua ocorrência pode ou não estar associada à do petróleo.Utilizado como combustível em veículos e em termoelétricas. Xisto betuminoso

A extração do petróleo pode ser feita no continente (solo) ou no mar.No mar a extração é feita na chamada “plataforma continental” . A Petrobrás , atualmente, é uma das companhias que detêm a tecnologia mais avançada para esse tipo de extração.

É uma rocha impregnada de material oleoso (5% a 10%) semelhante ao petróleo . O Brasil possui umas das maiores reservas mundiais de xisto.

Transporte

Carvão mineral

Nas refinarias o petróleo é separado em seus constituintes por destilação fracionada. Material rico em carbono , formado principalmente da decomposição de organismos vegetais , não – marinhos , com grande quantidade de celulose.
Turfa , 60% de carbono
Linhito , 70% de carbono
Hulha , 80% de carbono
Antracito , 98% de carbono

Gasolina

Destilação seca da hulha

O transporte é feito por oleodutos ou em superpetroleiros.
Refino

●A gasolina é uma mistura de vários hidrocarbonetos(6 a 12 carbonos).Para medir a qualidade da gasolina ,utiliza-se o chamado índice de octanagem.
●Octanagem = mede a resistência da mistura gasolina + ar à detonação espontânea quando submetida a compressão.
●Uma gasolina de 80 octanas se comporta como uma

Relacionados