4445678954333

502 palavras 3 páginas
Nome: Ester de Camargo Souza e Gabriela Regina Janelli- 1 Semestre. Facic.
Atividade do capítulo 3.
1- Elementos necessários para a construção de um bom planejamento.
Para construir um bom planejamento é necessário:
Tema/assunto- ter clareza sobre o que você quer ensinar, o que espera que os educando aprendam e o que eles já sabem a respeito do tema abordado.
Público alvo- para quem será direcionado o trabalho. Tendo em vista, idade, experiências, motivação e interesse.
Cronograma- planejar tudo que será feito, registrando tempo/horário/data/conteúdo.
Conteúdos- o quê será apresentado. Conteúdos que atendam aos interesses dos alunos sendo conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de educação social, organização pedagógica e didaticamente. Tendo clareza no que as crianças conhecem e desconhecem do tema e o conteúdo de trabalho.
Atividades estratégicas-atividades que serão aplicadas após apresentação do trabalho para melhor discernir o conteúdo abordado.
Recursos- selecionar previamente os recursos e materiais que serão usados, como sites e livros de consulta.
Avaliação: prever os critérios de avaliação e registrar a participação de cada um ao longo do trabalho. Tratando se de um recurso que será utilizado e colocado a favor da aprendizagem do aluno, e não como um instrumente de opressão e punição. Avaliando conteúdos/hábitos/atitudes/habilidades e comportamentos e principalmente o que o aluno retirou para si do conteúdo estudado.
Registro de atividades- registrar todas as atividades aplicadas pelo planejamento.
Fontes de informações- dividir com o aluno todas as informações de onde foi retirado o trabalho ex: livros, revistas, sites etc., para melhor desempenho.
E para um bom planejamento é necessário levar em conta alguns princípios básicos como: Unidade, Continuidade, Flexibilidade, Precisão e Clareza e Objetividade.
2- Importância de um bom planejamento na prática pedagógica. Se faz importante planejar

Relacionados