44229280736

4730 palavras 19 páginas
Literatura e Identidade Nacional: Perspectivas do Romantismo e Modernismo Brasileiros. *
Tamires Marques Araujo **
RESUMO: Este trabalho propõe-se a analisar os movimentos literários brasileiros Romantismo e Modernismo, mostrando como os mesmos configuram o processo de formação de uma identidade nacional para o país tanto na sua vertente em prosa, quanto na poesia, sobressaltando a obra de autores como José de Alencar, Gonçalves Dias, Mário de Andrade e Oswald de Andrade como principais representantes dos ideais de ambos os movimentos. Toma-se como base de estudo o pensamento de Cândido (1975), Bernd (1992) e Cândido (2006).
Palavras chave: Identidade Nacional. Romantismo brasileiro. Modernismo brasileiro.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho desenvolve-se a partir da necessidade de se investigar mais profundamente acerca dos posicionamentos dos dois movimentos literários brasileiros Romantismo e Modernismo no viés da construção de uma identidade nacional para o povo brasileiro, tanto na prosa literária, quando na poesia. Tais posicionamentos serão mostrados aqui a partir da amostragem de alguns produtos dessas duas vertentes da produção literária brasileira.
Conferindo ao caráter da identidade nacional lugar de destaque na produção literária do século XIX e XX, com os movimentos literários Romantismo e Modernismo, respectivamente, assegura-se que essas duas fases históricas da literatura brasileira foram palco das mais profundas revoluções intelectuais do país (CANDIDO, 1975).
Para Machado de Assis, é fundamental ao escritor um sentimento íntimo, um instinto de nacionalidade “que o torne homem de seu tempo e do seu país, ainda quando trate de assuntos remotos no tempo e no espaço” (ASSIS, p. 135). José de Alencar e Mário de Andrade trazem consigo esse sentimento íntimo e um grande instinto de nacionalidade. Retratam a alma nacional em suas obras, cada um à sua maneira, bem como as peculiaridades mais significantes da construção do rosto do Brasil. Esses

Relacionados