44.372.337-0

583 palavras 3 páginas
As relações entre epistemologia e teorias da educação, começa por identificar as diferentes teorias educacionais no âmbito das principais concepções de educação. A epistemologia corresponderia ao campo filosófico que indaga, de modo geral, sobre as condições de possibilidade, valor e limites do conhecimento cientifico e, em termos específicos, sobre as condições que determinada atividade cognitiva deveria preencher para integrar a esfera do conhecimento cientifico.
O significado da teoria da educação deve ser aferido no âmbito da concepção em que se insere. E como podemos detectar diferentes concepções de educação, inevitavelmente nos deparamos, também, com diferentes teorias da educação.
A pedagogia, como teoria da educação, busca equacionar, de alguma maneira, o problema da relação educador-educando, de modo geral, ou, no caso especifico da escola, a relação professor-aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem. Não se constituem como pedagogia aquelas teorias que analisam a educação pelo aspecto de sua relação com a sociedade e não tem como objetivo formular diretrizes que orientam a atividade educativa.
Nesse texto a autor partia da dificuldade de se compreender a educação, tendo em vista a reconhecida complexidade que lhe é inerente. Dado que interferem na educação diversos fatores, compreende-la implica levar em conta diversas perspectivas, o que acarreta uma dispersão traduzida ou num enciclopedismo vacilante ou na oscilação entre os diferentes enfoques decorrentes das várias abordagens, supostamente científicas, que incidem sobre a educação.
A pedagogia seria o recurso que nos permitiria unificar as perspectivas e eliminar a diversidade de abordagens; haveria, para lá e acima da diversidade, uma e mesma abordagem: a abordagem pedagógica. Há os que definem a pedagogia como a ciência da educação. Outros lhe negam o caráter científico, considerando-a predominantemente como arte de educar.
Como ocorre, em geral, com toda prática humana, a

Relacionados