43570084560-23

1041 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
Dentre as reações químicas, iremos tratar especificamente da reação de oxirreduçao, a qual é caracterizada como um processo simultâneo de perda e ganho de elétrons, pois os elétrons perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros. As reações de oxirredução estão entre as reações químicas mais comuns e importantes. Estão envolvidos em uma grande variedade de processos importantes como a corrosão, a fabricação e ação de alvejantes e a respiração de animais.

OBJETIVO DO RELATÓRIO
O presente relatório tem como objetivo distinguir as reações de oxirreduçao, podendo ser substancias agentes redutoras ou agentes oxidantes.

MATERIAS E REAGENTES
Permanganato de Sódio (kMnO4): é um sal inorgânico que, quando dissolvido em água, forma uma solução de intensa coloração violeta. É um forte agente oxidante e participa de diversas reações interessantes, envolvendo belas alterações em sua coloração, conforme se transforma em íons ou outros compostos derivados do manganês. Pode ser adquirido facilmente em farmácias, já tendo sido usado largamente no tratamento de catapora.

Ácido Sulfúrico (H2SO4): líquido incolor, viscoso e oxidante. É uma das substancias mais utilizadas nas indústrias. O maior consumo de ácido sulfúrico se dá na fabricação de fertilizantes, é também muito utilizado nas industrias petroquímicas, de papel, corantes e etc.

Água Oxigenada (H2O2): o composto Peróxido de Hidrogênio é conhecido popularmente como “água oxigenada”. Nos rótulos, comercializados geralmente em farmácias, aparece a indicação do tipo: 10 volumes, 20 volumes; sendo que quanto maior o volume mais concentrada será a solução. Quando a concentração de peróxido de hidrogênio é muito alta (100 volumes), a solução apresenta aspecto viscoso. Neste caso é usada em laboratório e indústrias. Se a concentração for de 10 volumes, é usada como agente bactericida dos ferimentos externos. Também é utilizada como agente alvejante de tecidos e como

Relacionados