435678999087777

2734 palavras 11 páginas
FICHAMENTO DE PSICOLOGIA JURÍDICA – 2º ESTÁGIO
Artigo: Se são prostitutas, por que são felizes? Correlatos materiais da satisfação com a vida.
Apostila: Abuso sexual infantil entre a negação e o alarde: ciência e emoção.
Apostila: O Divórcio dos Pais: efeitos sobre os filhos.

1.1 Se são prostitutas, por que são felizes? Correlatos materiais da satisfação com a vida.
Introdução

-Historicamente, a prostituição é apontada como uma das mais antigas profissões. Existiu em todas as sociedades ágrafas e teve como um dos pontos de partida a falta de opções de remuneração para a mulher. Tal atividade possui um histórico de danos inegáveis, como violência e situações de extrema necessidade. Desta forma, pressupõe-se atenção às condições psicossociais deste grupo.
- A miséria econômica é um dos principais motivos da iniciação a prostituição, que compreende uma instituição sexual e econômica, seguindo a lei da oferta e da procura. Tal atividade sofre influência da sociedade de consumo, que impõe padrões de roupas, emprego e bens materiais.
- Apesar das agressões sexuais e físicas e do aumento a exposição de doenças sexualmente transmissíveis, as profissionais do sexo, a partir do bem estar subjetivo provocado pela aquisição de bens de consumo, também buscam a felicidade.
A prostituição no Brasil

- A prostituição chegou ao Brasil com os primeiros colonizadores e apesar de ser uma atividade marginalizada, nunca foi considerada crime ou ilegal. A prostituição no Brasil está relacionada à multiplicidade demográfica, a configuração política, econômica, social e cultural do país.
- Devido às características geográficas e culturais do Brasil, o turismo sexual vem ganhando cada vez mais destaque. O turismo sexual conta dois principais fatores de agenciamento: primeiramente, os pacotes de turismo promocionais, que incluem programas sexuais, geralmente já filiados com hotéis, táxis, boates e bares. Em segundo lugar, a ilusão decorrente de falsas promessas de

Relacionados