4324234234

472 palavras 2 páginas
FICHA TÉCNICA

Nomes Populares
Leiteira, amendoim-bravo, adeus-brasil, café-do-bispo, café-do-diabo, flor-de-poeta, leiteiro e parece-mas-não-é.
Nome Científico
Euphorbia heterophylla L.
Família
Euphorbiaceae
Origem
Regiões tropicais e subtropicais das Américas
Descrição Morfológica
Planta herbácea, ereta, com altura variando entre 40 e 60 cm. Há produção de uma substância leitosa em todas as partes da planta.
Biologia

Planta anual com reprodução por sementes. Seu ciclo é curto, entre a emergência e a frutificação, podendo ocorrer várias gerações em um ano. A planta apresenta bom desenvolvimento em solos férteis e úmidos e boa capacidade de rebrotar quando da ação de herbicidas de contato.
Distribuição
Pode ser encontrada em todas as regiões agrícolas do Brasil.
Habitat
Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Formações florestais.
Plântula

Cotilédone com formato alongado, sem pêlos e liso. Sua coloração é verde, podendo variar para o vermelho.
Descrição das Folhas
Ocorrem ao longo do caule, com gemas nas axilas. São glabras, medindo de 4 a 10 cm de comprimento. As folhas inferiores são alternadas e lanceadas, enquanto as superiores são opostas ou verticiladas. Abaixo da inflorescência, há maior concentração de folhas.
Descrição do Caule
Formato cilíndrico, simples, com entrenós e nódulos no decorrer do caule. Superfície lisa e glabra, porém é possível encontrar plantas com caules recobertos de pêlos esbranquiçados e curtos. Sua coloração é verde ou avermelhada.
Sistema Radicular
Apresenta raiz pivotante ou axial, característico das dicotiledôneas, formadas por um eixo principal (axis), resultante do desenvolvimento da raiz primária do embrião e de suas ramificações eventuais.
Descrição quanto a Semente e Inflorescência
Sementes: Principal meio de propagação, com formato avalado irregular, apresentam de 2 a 3 mm de comprimento por 2,5 de largura e espessura. Sua casca é rígida, com a superfície áspera, fosca, sem pêlos e de coloração

Relacionados