42408901333

2864 palavras 12 páginas
INSTITUTO IANSA

Higiene Segurança do Trabalho

Depressão

EQUIPE:
Fabiana Marques de Azevedo
Jakson de Souza Oliveira

Manaus-AM
RESUMO

O presente trabalho, será dedicado a um dos temas mais comuns da atualidade quando o assunto é comportamento: Depressão.
Abordaremos os mais variados aspectos, inclusive as possibilidades hereditárias que envolvem a depressão, mas mesmo assim, temos a certeza de que muito ainda existe a ser estudado e compreendido a respeito deste tema tão complexo, que cada dia se torna mais frequente, mesmo no seu sentido real definido pela ciência e não apenas considerando sua conceituação no senso comum, ainda que numa época quando, teoricamente, os homens deveriam sentir-se mais confortáveis, diante das facilidades tecnológicas e avanços da medicina, supondo que poderiam estar vivendo mais e melhor.
Fica sempre o desafio para os estudiosos, compreenderem mais este paradoxo da vida moderna. Sem dúvida e também por isso, torna-se uma questão importantíssima dentro das pesquisas em Psicologia, voltarmos sempre a este tema complexo.
O termo Depressão pode significar um sintoma que faz parte de inúmeros distúrbios emocionais sem ser exclusivo de nenhum deles, pode significar uma síndrome traduzida por muitos e variáveis sintomas somáticos ou ainda, pode significar uma doença, caracterizada por marcantes alterações afetivas.
O público está certo ao estranhar a ostensiva e constante presença desta tal Depressão em quase tudo que diz respeito aos transtornos emocionais, e os psiquiatras não estão menos certos ao procurarem descobrir uma ponta de Depressão em quase tudo que lhes aparece pela frente.
Do ponto de vista clínico seria extremamente fácil e cômodo se a Depressão fosse caracterizada, exclusivamente, por um rebaixamento do humor com manifestação de tristeza, choro, abatimento moral, desinteresse, e tudo aquilo que todos sabemos que uma pessoa deprimida apresenta.
Essas

Relacionados