419870750108

1716 palavras 7 páginas
Amônia

Amônia é um composto de nitrogênio e hidrogênio com a fórmula NH 3 .

Aplicações

Amônia contribui significativamente para as necessidades nutricionais de organismos terrestres por servir como um precursor para alimentos e fertilizantes. Amônia, tanto direta quanto indiretamente, é também um bloco de construção para a síntese de muitos fármacos.

Formação de outros compostos

Em química orgânica, amônia pode atuar como um nucleófilo em reações de substituição. Aminas podem ser formadas pela reação de amônia com haletos de alquila, embora o grupo –NH 2 resultante é também nucleófilo e aminas secundárias e terciárias são frequentemente formadas como subprodutos. Um excesso de amônia ajuda a minimizar as substituições múltiplas, e neutraliza o haleto de hidrogênio formado. Metilamina é preparada comercialmente pela reação de amônia com clorometano, e a reação de amônia com ácido 2-bromopropanoico tem sido usada para preparar alanin racêmica com 70% de rendimento. Etanolamina é preparada por uma reação de ciclo aberto com óxido de etileno: a reação é algumas vezes reservada para posteriormente produzir dietanolamina e trietanolamina.

Amidas podem ser preparadas pela reação de amõnia com uma variedade de derivados de ácidos carbozílicos. Cloretos de acila são mais reativos, mas a amônia deve estar presente em um excesso de dobro para neutralizar o cloreto de hidrogênio formado. Ésteres e anidridos também reagem com amônia para formar amidas. Sais de amônio de ácidos carboxílicos podem ser desidratados a amidas contanto que não haa grupos termicamente sensíveis presentes, pois temperaturas de 150 a 200°C são requeridas.

O hidrogênio na amônia é capaz de ser substituido por metais, assim magnésio queima no gás com a formação de nitreto de magnésio Mg 3 N 2 , e quando o gás é passado por sódio ou potássio aquecidos, sodamida, NaNH 2 , e potassamida, KNH 2 , são formadas. Quando necessário em nomenclatura substitutiva, as recomendações da IUPAC dão

Relacionados