413002020116

329 palavras 2 páginas
Objetos de 500 anos atrás que poderiam ser vendidos atualmente

Vinho Pêra-Manca: Produzido no Alentejo, foi o primeiro vinho que chegou ao Brasil trazido pelos descobridores em 1500. Pelos documentos da época, constata- se que o vinho levado nas caravelas, no período das grandes navegações. Este vinho, citado em crônicas quinhentistas, teria sido o que Cabral ofereceu aos aborígines ao aportar em solo brasileiro. Segundo os mesmos indícios, o vinho amplamente citado na obra prima de Luís de Camões, Os Lusíadas, também poderia ser o "Pera- Manca". Seu nome se deve ao terreno onde era feito, um barranco com muitas pedras soltas. Diziam que estas pedras balançavam, mancavam. Das "pedras mancas" surgiu o "Pera-Manca".
Diferencial: Possui complexidade de aromas e sabores que nos proporciona uma cor rubi profundo, com traços leves de laranjas, possível identificar aromas como o de café, tabaco, frutas negras, pimenta, especiarias, figo maduro, madeira leve. Na boca, taninos maduros, equilibram com excelente acidez e corpo, persistência, untuosidade e maturidade.

Cadeira estilo elisabetano e Luis XV : Possui este nome por pertencerem a época desses reis europeus A partir do século XVI , muita coisa começou a mudar em relação ao uso de cadeiras. Primeiro o povo mais pobre começou a usá-las aos poucos em suas casas, depois começaram a se preocupar com o conforto das cadeiras. Antigamente só era possível encontrar cadeiras de madeira, duras e que machucavam conforme ficassem muito tempo sentados. Com o tempo foi aderido cadeiras estofadas, mas não abrindo mão dos antigos modelos.

Porta-joias: peça do século XVI, coberta de placas de madrepérola e cuja estrutura é em prata dourada e esmaltada, ornada com ágatas e granadas, é criação do mais importante ourives da França Pierre Mangot. Foi talvez feito para um dos membros da família real e constitui um marco essencial na evolução da ourivesaria francesa. Detalhes: Altura 29 cm; largura 29 cm; profundidade:

Relacionados