41281089877

3638 palavras 15 páginas
VONTADE

ÉTICA

Tud o o que provém do caráter já formado sob as condições da gênese ética; é ato de vontade.
Um complexo de atividades do ser humano, já inserido em seu universo mental, caracteriza o que denominamos "vontade ética". Ela envolve a ação reflexa, a tendência, o instinto , a atividade ideomotriz, a vontade determinada e a vontade livre .
Cada uma dessas parcelas de que se compõe o todo que denominamos vontade ética tem sua importância e se justifica como conceito dentro do estu- do da matéria. Embora sejam sutis as diferenças entre tais elementos! na realidade, podem ser identificados, e para que se amplie seu estudo, necessário se faz que sejam delimitados, nessa proveitosa análise do ser perante a Ética.
O estado de consciência ética está em interação com a vonta d e ética .
O ato volitivo, a espontaneidade aparente no cumprim ento dos princípios das virtudes morais e éticas, provém de uma consciência formada, mas dela se distingue pela forma e pela prática efetiva ou ação do estado consciente mental. VONTADE REFLEXA
A ação reflexa, no campo da ética, caracteriza-se por uma atitude aparent emente impensada, automá tica, como imposição de uma energia qu e se situa em nossa m ente e que nos compele a praticar a virtude sem maiores raciocínios. Afirmam muitos estudiosos ser uma reação de natureza nervosa que nos impele à ação, de forma quase mecânica , promovida por estímulos psíquicos que nos conduzem a atos imediatos e quase sempre uniformes, diante de determinadas situações.

92

ELEMENTOS DE ÉTICA

Perante uma provocação desonesta que sugira, por exemplo, a traiçao a um sigilo, formulando pergunta maliciosa, o profissional cala-se instintivamente, sem dar resposta , por um dever de não revelar.
Isso faz do bom profissional da Contabilidade um homem de poucas palavras na presença de terceiros, quando se refere a assuntos que dizem respeito a seu cliente. Não referir-se às questões de trabalho torna-se um ato

Relacionados