411551870167

651 palavras 3 páginas
HISTÓRICO

O DNA foi descoberto como principal substância química do núcleo, aproximadamente ao mesmo tempo em que Mendel e Darwin publicaram seus trabalhos. Entretanto, no início do século 20, as proteínas eram mais consideradas como moléculas capazes de transmitir grandes quantidades de informação hereditária ao longo das gerações.

Embora o DNA fosse conhecido por ser uma molécula muito grande, pensava-se que seus quatro componentes químicos estivessem unidos num padrão monótono como um polímero sintético.Além disso, até então não se achara nenhuma função celular específica para o DNA. Por outro lado, as proteínas eram importantes como enzimas e como componentes estruturais de células vivas. As proteínas também eram conhecidas como polímero de vários aminoácidos.

Estes polímeros são chamados polipeptídios. Mas mais importante é que o alfabeto de proteínas de 20 aminoácidos possivelmente podia formar estruturas transportadoras de informação mais singulares do que o alfabeto de apenas quatro letras do DNA.

ESTRUTURA

Estrutura:As fitas de DNA são longos polímeros formados por milhões de nucleótidos ligados uns aos outros.Cada nucleotídeo consiste de um açúcar (desoxirribose) ligado a um lado para um grupo de fosfato e ligado ao outro lado para uma base de nitrogênio. Existem duas classes de bases de nitrogênio chamadas purinas (estruturas aneladas duplas) e pirimidinas (estruturas aneladas simples). As quatro bases no alfabeto do DNA são: Adenina (A) - purina Guanina (G) - purina Citosina (C) - pirimidina Timina (T) - pirimidina

FUNÇOES

O DNA, tem a função de produzir proteínas cuja síntese ocorre no núcleo. O DNA é uma seqüência de nucleotídeos e que existe apenas quatro tipos diferentes de nucleotídeos: os nucleotídeos da adenina, da guanina, de timina e da citosina. Por outro lado, as proteínas são polímero de subunidades (monômeros) denominadas de aminoácidos. Cada aminoácido engloba um grupo amino (NH2) numa extremidade e um

Relacionados