4105436-0

2213 palavras 9 páginas
O FÓRUM COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Suelan Rodrigues Petrini
Universiade Estadual de Maringá

O artigo selecionado “O FÓRUM COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA”, foi publicado na Revista Facitec, , v.1 n.2, Art.6, dezembro. 2007, por Luis Augusto Nery Barreto, tem como objetivo refletir sobre as ferramentas de avaliação no sistema de EaD, onde inicialmente o autor faz um breve histórico da Educação à Distância. O ensino a distancia não é algo recente, pelo contrário, tem uma longa história. A primeira tentativa das pessoas se comunicarem foi a escrita. Alguns autores defendem a tese de que a Educação a Distancia se iniciou com a invenção da imprensa por Gutenberg. Outro marco muito importante foi o desenvolvimento dos serviços de correios na expansão de cursos por correspondências.
No século XX , o ensino por correspondência , onde inicialmente era empregado como meio de instrução e formação profissional, evoluiu para o ensino regular e institucionalizado. Em seguida, o uso do rádio alcançou grande sucesso na EaD, tendo sido bastante explorado América Latina.
Especificamente no Brasil, o interesse pela EaD surgiu no inicio do século XX, ainda de forma acanhada e experimentando uma nova forma de ensinar e aprender sem a presença do professor.
É considerado como marco inicial da EaD no Brasil a criação do Rádio Educativo, em 1923,por Edgard Roquete Pinto, surgindo assim, os primeiros ensaios de cursos com mediação tecnológicas.Outras iniciativas se destacam como o Instituto Monitor(1939) e o Instituto Universal Brasileiro(1941).
Abrindo a possibilidade do brasileiro se profissionalizar recebendo material escrito e equipamento pelo correio, sem estarem em sal de aula, essas experiências representam os primeiros passos na quebra de paradigma educacional vigente no momento.
Em 1965 são criadas pelo poder público, as TVs Educativas, porém, foi na década de 70 e 80 que a EaD,

Relacionados