41012 AntropologiaGeral

11310 palavras 46 páginas
SebentaUA, apontamentos pessoais

Disciplina /41012 – Antropologia Geral II

41012
Antropologia Geral II

Autor: SebentaUA, apontamentos pessoais
E-mail: sebentaua@gmail.com
Data: 2007/2008
Livro: Antropologia Geral - Etnografia, Etnologia, Antropologia Social, Universidade Aberta [259],
2002, de Armindo dos Santos
Caderno de Apoio:
Nota: Apontamentos efectuados para o exame da disciplina no ano lectivo 2007/2008

O autor não pode de forma alguma ser responsabilizado por eventuais erros ou lacunas existentes. Este documento não pretende substituir o estudo dos manuais adoptados para a disciplina em questão.

SebenteUA – apontamentos

pessoais

página 1 de 23

SebentaUA, apontamentos pessoais

Disciplina /41012 – Antropologia Geral II

Antropologia Geral – 2º semestre
(5) - 1 – As principais teorias e escolas
1.1 – O evolucionismo
O estudo das sociedades humanas vivas, na continuidade das interrogações renascentistas sobre a alteridade (ou seja, o outro forçosamente distante e desconhecido), só passou a representar um interesse real, a partir do momento em que foi possível obter informações sobre sociedades muito afastadas e estranhas para os europeus pelo contacto directo com elas. Anteriormente tinha-se especulado muito sobre essas sociedades sem ser possível observá-las. O contacto estabelecido com os povos de todos os continentes, graças ao traçado das novas rotas marítimas pelos portugueses da época, constitui um marco na história da humanidade de que a futura antropologia vai poder tirar proveito para atingir o seu objectivo de conhecimento geral sobre o Homem.
O colonialismo europeu e simultaneamente a sua justificação pelas teses evolucionistas, vão acelerar todo o processo de conhecimento universal das comunidades humanas vivas. Num primeiro tempo, os missionários e os administradores coloniais elaboram os primeiros relatórios sobre as populações que tinham sob a sua responsabilidade e os quais vão servir de material para elaborar os primeiros grandes

Relacionados