40269386890

2011 palavras 9 páginas
Conector maior é o elemento constituinte das próteses parciais removíveis (PPRs) com a função de unir direta ou indiretamente todas as outras partes componentes entre si.
Além de sua função principal de conexão, o conector maior ainda pode participar do suporte, das retenções direta e indireta e da estabilização da prótese.

retenção direta é a capacidade da prótese de não deslocar-se no vertical , ou seja pela trajetória de inserção.
Retenção indireta: é a capacidade da prótese de não deslocar-se por movimentos rotacionais.
Todas essa funções secundárias podem ocorrer apenas com os conectores maiores da maxila, uma vez que esses mantém íntimo contato com a fibromucosa.

*Suporte: essa função é dada através do íntimo contato com a fibromucosa.

*Retenção direta: é obtida pelos mesmos princípios que dão retenção as próteses totais: adesão, coesão, e pressão atmosférica.

*Retenção Indireta: da mesma forma depende do íntimo contato do conector com a fibromucosa, impedindo que a prótese rotacione através do fulcro formado pelos dois principais apoios oclusais.
A fibromucosa que se encontra perpendicular ao fulcro atua como retentor indireto, quando a prótese for solicitada por alimentos pegajosos na denominada “rotação mesial”.

*Estabiilidade horizontal: também é secundária, uma vez que a principal estabilidade é o resultado do contato da armação metálica com os dentes suporte, sendo os flancos linguais do palato responsáveis pela estabilização. Quanto mais profundo o palato maior será a estabilização horizontal.

CARACTERÍSTICAS DOS CONECTORES MAIORES

Rigidez:
É fundamental que os conectores maiores sejam rígidos para que toda a PPR possa atingir o objetivo de bom desempenho biomecânico, aliado á preservação dos tecidos remanescentes e conforto do paciente.

Se o conector não for rígido e flexionar-se sobre função, poderá intruir-se no tecido, traumatizando-o.

Compatibilidade biológica:
Alguns materiais podem desencadear reações

Relacionados