402620270159

1573 palavras 7 páginas
unip – uNIVERSIDADE PAULISTA | Resumo Homem e Sociedade | Livro: Cultura – Um conceito antropológico | |

Maio – 2013
Campinas - SP

O livro está dividido em duas partes. A primeira se refere ao desenvolvimento do conceito de cultura a partir das manifestações iluministas até os autores modernos, a segunda procura demonstrar como a cultura influencia o comportamento social e diversifica enormemente a humanidade, apesar de sua comprovada unidade biológica.

Para mostrar que as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas através das diversidades somatológicas ou mesológicas, é possível citar vários exemplos. A gravidez em algumas regiões do Norte do Brasil é considerada como uma doença, e o parto é denominado "descansar". Sendo que essa mesma palavra no Sul, é utilizada para se referir a morte. Se alguém descansa quer dizer que morreu. Ainda entre nós, existe uma diversidade muitos grande entre hábitos alimentares, alguns consideram perigoso comer determinados alimentos ao mesmo tempo, porém isoladamente são inofensivos como a manga com o leite, etc.

São inúmeras as diferenças entre culturas de outros países. No Japão, por exemplo, era costume que o devedor se suicídasse na véspera do ano-novo, como uma forma de limpar seu nome e o de sua família. O haraquiri (suicídio ritual) sempre foi considerado como uma forma de heroísmo.

Na califórnia, os ciganos consideram a obesidade um sínal de virilidade, mas também a utilizam para conseguir benefícios com os programas governamentais de bem-estar social, que consideram como uma deficiência física.

Enquanto nos países islâmicos, de orientação xiita, as mulheres mal podem mostrar o rosto em público, e o adultério é uma contravenção grave que pode levar a morte ou longos anos de prisão. Em certas praias európeias o nudismo é uma pratica tolerada.

Desde a antiguidade foram comuns as tentativas de explicar as diferenças de comportamento entre os

Relacionados