401081810183

472 palavras 2 páginas
Uma análise rápida do Romantismo e suas gerações

Um período que teve seu início na Europa no fim do século XVIII e começou a se ramificar pelo mundo até o final do século XIX. Podemos dizer que três países fizeram com que o Romantismo ganhasse força e foram considerados berços desse período: Itália, Alemanha e Inglaterra, mas na França o romantismo teve sua relevância com em nenhum outro país.

As características do período Romântico são a valorização da emoção, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi influenciado pelos ideais do Iluminismo.

Artistas como o espanhol Francisco Goya e o francês Eugène Delacroix são os maiores representantes da pintura desta fase. Eles representavam a natureza, os problemas sociais e urbanos, e valorizavam as emoções e sentimentos em suas obras de artes. Todas as obras valorizavam o que as pessoas tinham em seu interior, aquilo que o indíviduo sentia.
O Romantismo foi divido em três gerações:
Primeira Geração

Pode ser conhecida como nacionalista ou indianista. Os escritores desta fase davam muita importância para temas nacionais, valorizavam fatos históricos e a vida do índio que era símbolo Cultural do Brasil. Na poesia da primeira geração, predomina a busca pela nacionalidade brasileira, mas podemos identificar outras tendências como o romance regionalista, o romance histórico e urban, aquele que tem como cenário a cidade grande.

Segunda geração Ficou conhecida como mal do século, Byriniana ou fase ultra-romântica. Os temas amorosos, eram retratados ao extremo e as poesias tinham um profundo pessimismo, valorização da morte, tristeza e uma visão decadente da sociedade. Muitos escritores deste período morreram muito jovens. Nomes como o de Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire, ficaram marcados.

Terceira Geração

É uma fase que tem com força entre os intelectuais o movimento abolicionista. A terceira fase do

Relacionados