400929970108

341 palavras 2 páginas
A AIDS apareceu, por volta de 1980 no Brasil, mas desde 1977 já haviam casos nos Estados Unidos. Após a descoberta do vírus já existem diversos tratamentos,e campanhas e políticas de saúde tem sido feitos. Apesar de toda evolução, o problema está muito longe de ser solucionado.
A doença teve inicio na comunidade homossexual, gerando grande polemica entre os preconceituosos e homofobicos, que taxaram a doença como castigo divino aos homossexuais. Mas doença não foi detectada apenas em homossexuais masculinos, na mesma época foram encontrados casos de HIV em heterossexuais, infectados através de relações sexuais desprotegidas e transfusões de sangue. Mas os preconceituosos não desistiram da idéia de que a AIDS era castigo para os homossexuais, declarando a doença como a peste gay, agredindo e interferindo que vários homens deixassem de assumirem homossexual com medo da rejeição da família e da sociedade. Esta visão da doença foi muito defendida pelas religiões que foram contra promoções do preservativo, e que qualificaram a doença como vingança da natureza, trazendo átona o machismo.
O papel do psicólogo social é estar sempre ativo e agindo na vida social, trazendo para realidade elementos variados que são estudados de maneira separada. São estudos de elementos informativos, crenças, cognitivos, atitudes, valores e elementos ideológicos, o que torna a ser uma investigação cientifica.
Durkheim foi o primeiro a relacionar tais objetos ,e Mascovici insistiu na analise,observando seus processos e funcionamento dos fenômenos nas sociedades.
As representações sociais são reconhecidas como ponte da nossa relação com o mundo e nosso interior. Eles interpretam e orientam as atitudes e relações sócias. Interferem na identidade de grupos e individual e nas mudanças sociais.
O estudo do psicólogo é a representação da vida mental individual e coletiva, buscando exemplos de conduta.
As contribuições que o psicólogo tem para dar para pacientes com AIDS, é o da

Relacionados