40088 47323 1 SM

9331 palavras 38 páginas
Refere-se ao Art. de mesmo nome, 14(3), 11-26, 2004

Rev. Bras. Cresc.
OPlNIAO
Des. Hum./ ATUALIZAÇÃO
S. Paulo, 14(3), 2004

OPINlON / CURIRENT COMENTS

O INTERACIONISMO SOCIAL E A INVESTIGAÇAO DA
BRINCADEIRA INFANTIL: UMA ANALISE
TEÓRICOMETODOLÓGICA
SOCIAL INTERACIONISM AND INVESTIGATION IN
CHILDREN’S PLAYFUL ACTIVITIES: A THEORETCALMETHODOLOGICAL ANALYSIS
Ruth Bemardes de Sant’Ana *
Carlos Alexandre de Resende **
Luisa Catizane Rantos ***
Sant’ana RB, Resende CA, Ramos LC. O interacionismo social e a investigação da brincadeira infantil: uma análise teórico-metodológica. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Hum., 2004; 14(3):16-28.
Resumo: Com base no interacionismo social de Mead (1863-1931), neste artigo é construído um diálogo com a abordagem sócio-histórica de Vygotsky e Leontiev para enfocar a análise da interação social como recurso teórico-metodológico inovador para a investigação da brincadeira na primeira infância. Para a ampliação dó debate sobre a temática, o texto recorre a trabalhos de pesquisa desenvolvidos mais recentemente no Brasil, baseados nessa abordagem, com o objetivo de destacar o desdobramento empírico da reflexão teórica sobre brincadeiras infantis.
Palavras-chaves: Interação. Self. Criança. Brincadeira. Pesquisa. Metodologia.Palavras-chave:
Adolescencia. Tempo. Conflito.

INTRODUÇÃO
O interacionismo é uma perspectiva teórico-metodológica que permite o desenvolvimento de análises da interação social em jogos e brincadeiras infantis por trazer, em suas bases, uma metodologia apropriada para esse fim. Ao permitir a investigação da interação das crianças entre si e/ou com os adultos e das formas que esta assume em determinado universo sócio-cultural, favorece um tratamento psicossocial para a análise.
Além disso, a pesquisa interacionista tem se afirmado no campo do conhecimento pelo uso que faz da observação na pesquisa empírica pois, ao definir a interação como o objeto da observação, abriu novos caminhos para este percurso, renovando, assim, as

Relacionados