40 Siglas e terminologias usadas no rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SENAC Duque de Caxias 6 - CBO Classificação brasileira de ocupações 11 - MTE Ministério do trabalho e emprego 15 - IRRF Imposto de renda retido na fonte 19 - FAT Fundo e amparo ao trabalhador 23- CPF Cadastro de pessoa fisica 28- CNAE Classificação nacional de atividades econômicas 33- PAT Programa de alimentação do trabalhador 38-RSR Repouso semanal remunerado
SIGLAS Tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho. Classifica as diversas atividades dos trabalhadores do País, nos mais diferentes setores de atividade, tanto do setor público como privado. É um ministério do governo brasileiro e sua competência abrange os seguintes assuntos: política e diretrizes para a geraçãode emprego e renda e de apoio ao trabalhador; política e diretrizes para a modernização das relações do trabalho; fiscalização do trabalho, inclusive do trabalho portuário, bem como aplicação das sanções previstas em normas legais ou coletivas; política salarial; formação e desenvolvimento profissional; segurança e saúde no trabalho; política de imigração; e cooperativismo e associativismourbanos. É um imposto existente em vários países, em que cada contribuinte, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, é obrigado a deduzir uma certa porcentagem de sua renda média anual para o governo federal. A dedução é realizada com base nas informações financeiras de cada contribuinte, obedecendo a tabela do organismo fiscalizador de cada país. O tributo que incide sobre a renda,investimentos e os bens do cidadão (seja ele um profissional autônomo, assalariado em carteira, investidor, pessoa física ou jurídica) tem abrangência federal. Os recursos provenientes desse recolhimento são fundamentais para a atuação dos poderes públicos federal, estadual e municipal. O Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT é um fundo especial, de natureza contábil-financeira, vinculado aoMinistério do Trabalho e Emprego - MTE, destinado ao custeio do Programa do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico. A arrecadação do FAT é feita através das contribuições sindicais onde os sindicatos repassam 20% do valor total recebido anualmente dos trabalhadores. O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um banco de dados que armazenainformações cadastrais dos contribuintes (pessoas que pagam impostos, tributos e têm que estar registrados no sistema), e dos cidadãos que se inscrevem voluntariamente no cadastro. O CPF é gerenciado pela Receita Federal e deve ser feito pelo cidadão apenas uma vez. É importante para que pessoas realizem ações, como abrir conta em banco e declarar Imposto de Renda. "É um instrumento deidentificação econômica das unidades produtivas do País nos cadastros e registros das três esferas da administração pública brasileira, uniformizado nacionalmente, seguindo padrões internacionais definidos no âmbito da ONU.
A meta é a qualidade das informações dos cadastros, nas quais a Administração Pública se apóia para as decisões e ações na área econômico-tributária." é uma iniciativa dogoverno criada para proporcionar mais qualidade na alimentação de trabalhadores de todas as áreas. Quando você escolhe a Ticket® como parceira, seus funcionários gastam muito menos para comer melhor, têm menos problemas de saúde e, consequentemente, faltam menos. Com o cadastro no PAT, fica ali registrado que sua empresa cumpre todas as obrigações sobre o assunto. E como recompensa pela boa prática,recebe isenções fiscais. "Art. 1º a Lei 605/49 ""Todo empregado tem direito ao repouso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas, preferentemente aos domingos e, nos limites das exigências técnicas das empresas, nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradição local"".
No inciso XV da CF/88 "" repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos"".
Na CLT...
tracking img