40.220.58-x

312 palavras 2 páginas
MANTA DE CONTATOS

Por uma questão de praticidade e principalmente "custo", os teclados numéricos desses dispositivos são constituídos por uma membrana de borracha conhecida por "Manta". Trata-se de uma mistura de "Borracha sintética de ferrite", que apresenta uma certa condutibilidade elétrica. Os próprios botões são feitos de uma fina lâmina emborrachada. Para cada botão há um disco condutor preto. Quando o disco toca os contatos da placa de circuito impresso, ele os conecta e o chip pode perceber essa conexão.

LED INFRAVERMELHO
Funciona da mesma forma que o LED comum, porém emite uma luz infravermelha. Na extremidade do controle remoto há um LED infravermelho. O LED infravermelho do controle remoto gera uma luz infravermelha que é invisível para o olho humano. Entretanto, essa luz não é invisível para todos os "olhos". Por exemplo, você poderá ver a luz infravermelha se tiver uma câmera de vídeo. Aponte seu controle para a câmera e aperte um botão. Você poderá ver a luz infravermelha piscando no visor.

Qual a função do LED infravermelho?
Ele envia mensagens codificadas por meio da luz infravermelha para o aparelho controlado (TV). Quando apertamos o botão do controle, fazemos o LED infravermelho piscar, emitindo pulsos longos e curtos que compõem um código binário, convertido em comandos pelo aparelho ao qual se destina. A cada botão do controle remoto corresponde um código específico, gerado por um microprocessador, que, por sua vez, aciona um gerador de freqüências que envia os sinais para o equipamento controlado. Esse equipamento contém outro microprocessador, que trata de receber os sinais e identificar o código enviado. Para evitar interferências no aparelho errado, três códigos binários são enviados simultaneamente: o código da tecla em questão; esse mesmo código, invertido; e, finalmente, o código do fabricante do aparelho.

Relacionados