4 P's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Departamento de Administração

Disciplina: Administração de Marketing I

Professora: Nadja Valéria

Aluno: Caio Vinícius de Oliveira Plauska Coutinho

Aplicabilidade dos 4 P’s no Red Bull Energy Drink

Resumo

O dado artigo vem mostrar a implantação da teoria dos 4 P’s do marketing no drink energético Red Bull.Alem disso ele nos trás um breve referencial teórico sobre conceitos de marketing e da teoria dos 4 P’s do marketing. Vemos nesse trabalho que o marketing vem sendo definido de diversas maneiras por diversos autores. Observamos também que vem sendo desvinculada a imagem de que marketing é única e exclusivamente propaganda. Pelo contrario, a propaganda é parte do marketing. Deve ser praticado nãosomente pelos chamados Departamentos de Marketing, mas deve estar impregnada em todas as ações desenvolvidas pelas empresas.

1. Introdução

A expressão marketing tem sido fortemente comparada com propaganda, quem sabe pelo fato de as empresas que o utilizam estarem constantemente divulgando seus produtos e marcas na mídia. Propaganda é uma das ferramentas do Marketing. Entretanto, Marketingaborda outras ferramentas muito menos visíveis, como o estudo e criação de produtos, a localização e distribuição dos mesmos junto aos consumidores entre outros para não estender a lista. Trata-se de uma filosofia empresarial

A algum tempo os bens e serviços eram desenvolvidos e oferecidos sem que se pensasse muito no cliente. A ênfase recaía sobre o produto que estava sendo ofertado e asnecessidades da empresa que o oferecia, e não sobre as necessidades daquele que o estava comprando, não se levava em consideração o que o cliente queria de verdade. Com o passar do tempo e com o aumento da oferta de bens e das empresas concorrentes, os velhos conceitos e métodos já não serviam mais e os consumidores passaram a ter escolha maior. Com o passar dos anos, muitas empresas reconheceram asdiferenças de conceitos e se orientaram para o cliente.

Marketing é a atenção total ao cliente. Marketing é o respeito total pelo cliente. É ter uma preocupação constante em identificar as necessidades reais do cliente, direcionando todas as atividades da empresa a essas necessidades, buscando explorar uma oportunidade de negócio, surgida a partir dessas necessidades.

1. FundamentaçãoTeórica

1. Conceitos de Marketing

Na busca por um conceito definitivo para marketing agente pode observar que não há uma unanimidade entre as respostas encontradas. Podemos ver no dicionário Michaelis que marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor. Outro conceito que encontramosem uma busca rápida é o de que marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005). Temos também um conceito encontrado que diz quemarketing é um processo que objetiva a construção de relações duradouras (JAY CONRAD LEVINSON,1982). Temos também Peter Drucker dizendo que Marketing é função única da empresa moderna, e que tem por objetivo conquistar e preservar clientes. Outro autor define MARKETING como um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta etroca de produtos de valor com outros. (KOTLER, 1998).

Diversos autores e diversos meios de comunicação definem marketing de uma forma diferente uma da outra, mas que se analisarmos profundamente, querem dizer a mesma coisa, é um processo social e gerencial onde indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros, pois não há...
tracking img