4 P's natura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Andrea M. Pinheiro
Bruna Pesenti
Leila da Rocha Teixeira

-------------------------------------------------
ALTERAÇÕES QUE OCORRERAM E ESTÃO OCORRENDO NO MERCADO DE ATUAÇÃO DA NATURA EKOS

* Procura por produtos específicos para cada tipo de cabelo (liso, ondulado, crespo, volumoso, claros, escuros, tingidos, etc) além de produtos específicos por tipos de pele (peles claras, pelesnegras, peles secas, oleosas, etc).

* Avanços tecnológicos nas pesquisas de novos cosméticos que se encaixem a diferentes necessidades, exemplo: produtos anti-idade por faixa etária (30, 40 ou 60 anos).

* Aumento da procura de produtos específicos para homens, considerando suas características.

* Aumento da procura de produtos infantis.

* A classe C compra cada vez mais porcausa dos preços menores e a indústria ganha um novo consumidor, ou seja, as mulheres de baixa renda impulsionam o mercado de cosméticos.

* Mudança no comportamento do consumidor que já se preocupa em adquirir produtos e marcas que se preocupam com o meio-ambiente.

* Nascem dois fortes concorrentes na área de vendas diretas:

* Maior rede de franquias de cosméticos no Brasil, OBoticário, anuncia que iniciará a venda direta a partir de Julho de 2010.

* O Grupo Silvio Santos, dono da marca concorrente Jequiti resolveu ampliar a área de Venda Direta, criando a marca Villa Jequiti, uma nova unidade de negócios que venderá outros produtos além de cosméticos, como bijuterias, lingeries, artigos infantis e também masculinos, além de deter a marca Hidrogen e a licença da Disney.Em 3 anos a Jequiti conta com 77 mil consultoras e pulou de um faturamento de R$15 milhões no primeiro ano para um faturamento de R$199,6 milhões em 2009. A Jequiti se torna um grande concorrente pois conta com um diferencial a seu favor que é apelo através da emissora do mesmo grupo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

* Com a globalização, marcas de cosméticos conhecidos mundialmenteentram com maior facilidade para o mercado brasileiro (Elizabeth Arden, Clinique, Emedeen, Biotherm, Elancyl, Clarins, Klorane, etc).

-------------------------------------------------
PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DA NATURA EKOS


1) Reconhecimento do problema

Bem estar/cuidados pessoais

2)Busca de Informações

Fontes Pessoais: amigos, família, vizinhos conhecidos.
FontesComerciais: propagandas, encartes de jornal, consultoras (vendedoras e representantes) anúncios da internet, site, mostruários, revistas da própria Natura.
Fontes públicas: site, anúncios na internet, blogs, vídeos do Youtube, Orkut, Twitter, etc

Fontes experimentais: demonstrações do produto através de mostruário da consultora, amostras grátis, revistas mostruários, presentes recebidos depessoais próximas (embalagens de presentes, kits, etc).


3)Avaliação das alternativas

Perfume, óleos essências, eficácia, capacidade de perfumar, hidratar, tamanhos da embalagens caso queira carregar na bolsa, embalagens, valor justo (custo benefício).
Segunda a ABIHPEC, a Natura é apontada como a marca com melhor imagem junto ao público alvo; marca sofisticada e inovadora, geramresultados, consideram a embalagem bonita e têm uma boa impressão da marca. Não consideram que a marca tem o preço mais justo do mercado mas que entendem que o produto tem qualidade superior. Principal atributo destacado: Tecnologia – “Os produtos mais garantidos”.


4)Decisão de compra

Identificamos nesse caso duas sub-decisões relacionadas a marca Natura Ekos:
Marca: marca conhecida,possui boa imagem junto ao público alvo, etc
Consultora: a decisão de compra pela consultora é um fator importante pois em geral é alguém da sua rede de relacionamento e isso acaba afetando diretamente a decisão.

Ainda na decisão de compra entende-se que existem ainda alguns fatores de interferência que são levados em consideração na intenção da decisão de compra:
Risco funcional: caso o...
tracking img