4 LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL, MODELO PARA ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS QUE APRENDEM

3162 palavras 13 páginas
1 INTRODUÇÃO

Em um ambiente organizacional há constantes mudanças, devido à globalização e os avanços tecnológicos que são extremamente exigentes em nossa atualidade. Para que as empresas possam sobreviver precisam encontrar seu diferencial e buscar vantagens competitivas que encaminhe sua eficiência. Para isso, as organizações precisam buscar a aprendizagem organizacional, que ocorre primeiramente através da aprendizagem do indivíduo.
A aprendizagem organizacional tem sido uma fonte de vantagem competitiva para as organizações, porém, para que tal fato ocorra, exige-se constante aperfeiçoamento das pessoas. Em outras palavras, significa que “aprendizagem é a base para a formulação de estratégias emergentes e criativas” (VASCONCELOS; MASCARENHAS, 2007, p. 19),
Este artigo propõe uma reflexão sobre os processos de aprendizagem organizacional, identificando os elementos envolvidos na relação entre a aprendizagem e a construção de competências organizacionais entre o líder, o colaborador e o ambiente organizacional.
Além disso, tem por objetivo analisar a importância da aprendizagem na gestão de pessoas, utilizando de meios como a universidade corporativa e o papel da liderança na busca por uma aprendizagem eficaz.
Este trabalho procura organizar a importância de desenvolver uma aprendizagem no contexto de gestão de pessoas através do processo de aprendizagem organizacional. Para tanto, foi utilizada uma metodologia que busca a revisão da literatura relacionada ao tema, identificando as variáveis existentes no processo de aprendizagem e desenvolvimento das organizações.

2 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

2.1 CONCEITO DE APRENDIZAGEM

“Aprendizagem é um processo de mudança, resultante de prática ou experiência anterior, que pode vir, ou não, a manifestar-se em uma mudança perceptível de comportamento” (FLEURY E FLEURY, 1997, p.19). A aprendizagem é um fenômeno extremamente complexo, envolvendo aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e

Relacionados