4 INTERVEN O PSICOPEDAG GIC1

2739 palavras 11 páginas
4 INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Diante do baixo desempenho acadêmico, as escolas estão cada vez mais preocupadas com os alunos que têm dificuldades de aprendizagem, não sabem mais o que fazer com as crianças que não aprendem de acordo com o processo considerado normal e ao mesmo, tempo não possuem uma política de intervenção capaz de contribuir para a superação dos problemas de aprendizagem.

Segundo Gasparian (2001, p.1) [...] o diagnóstico psicopedagógico é de grande importância para podermos intervir com eficiência nas escolas. A intervenção psicopedagógica, por sua vez, tem por objetivo a melhoria das atividades escolares, por isso todas as sua ações devem servir de apoio e de sustentação para a escola nos diferentes níveis nos quais se encontram comprometidos.

Desta forma, a intervenção psicopedagógica ganha, atualmente, espaço nas instituições de ensino. Por meio de técnicas e métodos próprios, o psicopedagogo possibilita uma intervenção psicopedagógica visando à solução de problemas de aprendizagem em espaços institucionais. Juntamente com toda a equipe escolar, está mobilizado na construção de um espaço adequado às condições de aprendizagem de forma a evitar comprometimentos. Elege a metodologia e/ou a forma de intervenção com o objetivo de facilitar e/ou desobstruir tal processo. Os desafios que surgem para o psicopedagogo dentro da instituição escolar relacionam-se de modo significativo. A sua formação pessoal e profissional implicam a configuração de uma identidade própria e singular que seja capaz de reunir qualidades, habilidades e competências de atuação na instituição escolar.
Sendo assim, o psicopedagogo deve ser capaz de olhar para si e reconhecer-se aprendiz; gostar de pessoas e também de ajuda-las; ler e interpretar além dos comportamentos ou dificuldades, o que está por trás das atitudes e situações; antecipar tanto os disparadores, quanto os elementos que auxiliam o envolvimento positivo do sujeito;

Relacionados