4° Geração de computadores

INTRODUÇÃO




A base da quarta geração foi a invenção do microprocessador  por uma equipe da Intel .
Ao contrário de terceira geraçãode minicomputadores, que eram essencialmente versões reduzidas de computadores mainframe, a quarta geração da origem são fundamentalmente diferentes. computadores baseados em microprocessador foram inicialmente muitolimitados na sua capacidade computacional e velocidade, e foram de modo algum uma tentativa de reduzir o minicomputador. Eles estavam lidando com um mercado totalmente diferente.Apesar do poder de processamento e capacidades de armazenamento têm crescido além de todos os reconhecimento desde os anos 1970, a tecnologia subjacente de integração em larga escala (LSI) ou de grandeescala de integração muitos microchips se manteve basicamente o mesmo, assim que é amplamente considerado que a maioria dos computadores de hoje ainda pertencem à quarta geração.

[pic]

*Imagemdo microprocessador Intel 4004



O microprocessador, popularmente chamado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão deum computador. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções.
O primeiro microprocessador comercial foi inventado pela Intel em 1971 para atenderuma empresa japonesa que precisava de um circuito integrado especial. A Intel projetou o 4004 que era um circuito integrado programável que trabalhava com registradores de 4 bits, 46 instruções, clockde 740Khz e possuía cerca de 2300 transistores. Percebendo a utilidade desse invento a Intel prosseguiu com o desenvolvimento de novos microprocessadores: 8008 (o primeiro de 8 bits) e a seguiro 8080 e o microprocessador 8085. O 8080 foi um grande sucesso e tornou-se a base para os primeiros microcomputadores pessoais na década de 1970 graças ao sistema operacional CP/M. Da Intel saíram...