4 Formas de regionalizacao do espaco mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A regionalização do espaço mundial é resultado do processo de Divisão Territorial do Trabalho (DIT) e se modifica com ela, pois este processo se caracteriza por umareorganização espacial (geográfica) que viabiliza um novo padrão de acumulação capitalista. A divisão social do trabalho tem origem há aproximadamente 5.500 anos,com o aldeamento; essa divisão social foi se ‘aperfeiçoando’ até a ditar às mais diferentes regiões do mundo o que elas devem produzir e/ou consumir. Isso se deu,principalmente, nos dias atuais, porque a lógica da Divisão Territorial do Trabalho é a acumulação de capital; porém as pessoas não acumularam igualmente, originando,assim, as desigualdades que marcam o mundo contemporâneo.

Essa desigualdade combinada se reproduz por meios desiguais como a transferência de processos de trabalhomais banais para os países subdesenvolvidos e retendo para os desenvolvidos os processos de trabalho mais sofisticados, logo, o salário é menor nos paísesperiféricos, acentuado ainda com a presença de preços de monopólio que são praticados pelas empresas altamente concentradas. Esses processos segregam o espaço mundial, criandoe acentuando esse processo de divisão territorial do planeta, criando países que produzem pouco, a baixos salários para a população, enquanto outros têm umaestrutura de alta tecnologia, velocidade, etc.

O mapa-múndi sempre sofreu mudanças na sua configuração, mas esse fato sofreu forte acentuação na última década do séculoXX, principalmente entre os anos 1989 e 1991, devido a mudanças políticas e ideológicas. Hoje as dificuldades para se regionalizar o espaço mundial são enormes.
tracking img