4 Critérios e indicadores para aia.pdf

1214 palavras 5 páginas
25/08/2011

Critérios e Indicadores para AIA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A caracterização e o julgamento do significado do impacto ambiental são feitos a partir da atribuição de valores construídos dentro de uma lógica definida pela equipe de planejamento. planejamento. É um processo de caráter subjetivo. subjetivo. O 1º passo é considerar o tipo de agente, o tipo de dano, a qualificação de cada tipo e, se possível, sua quantificação, de forma a atribuir responsabilidades pelos danos. danos.

1

25/08/2011

Diagrama da Necessidade de Estudos Ambientais

Potencial de Impacto Ambiental

2

25/08/2011

O 2º passo é qualificar o tipo de impacto, que podem ser classificados como: como: Efetivos – aquele que está ocorrendo no momento da verificação, constatado por observação direta de campo ou por imagens de sensores. sensores. Provável – aquele que pode vir a ocorrer, previsto em virtude das atividades e indícios diagnosticados pela observação in situ ou por meio da análise de temas e indicadores definidos para o planejamento. planejamento. Ambos os tipos podem ser mensurados, porém o grau de confiabilidade para tomadas de decisão no planejamento é diferente.

Nesta etapa de classificação, é muito importante distinguir o fenômeno ou a atividade do impacto resultante. resultante. Ex.: Ex.: Erosão – não é considerada um impacto em si mesmo, pois é natural. natural. A partir de determinadas perdas de material, sob determinadas condições e valores, é que se tem o impacto. impacto. Área agrícola não é impacto, mas pode vir a produzi-lo produzipor contaminação do nível freático por poluentes. poluentes.

3

25/08/2011

Os critérios são oriundos de trabalhos voltados a estudos de impacto ambientais, cuja construção tem como objeto um empreendimento a ser instalado, visando a classificar impactos futuros e potenciais. potenciais. O somatório não é, na realidade, uma medida exata, mas uma forma de comparar os impactos entre si e definir uma hierarquia de

Relacionados