3nfffeff

764 palavras 4 páginas
Alpinismo Industrial: Uma Nova Especialidade Profissional
Cristian Maciel dos Santos | Engenheiro Ambiental | Pós-graduando de
Engenharia de Segurança do Trabalho

O alpinismo industrial é uma atividade em crescente demanda, são utilizadas técnicas específicas para a realização de trabalhos em altura ou em ambiente de difícil acesso.
O alpinismo industrial, também denominado acesso por corda, é o conjunto de técnicas utilizadas em ambiente de montanha que foram adequadas para a área industrial e para a construção civil.
A diferenciação entre a técnica de montanha e a técnica industrial é que na montanha se prioriza a praticidade e a leveza sendo, fatores que influenciam diretamente nos métodos empregados. Nas técnicas industriais é priorizada a redundância sendo, este fator determinante nas características dos equipamentos e métodos utilizados na indústria e construção civil.
A legislação brasileira é muito recente quanto à regulamentação do profissional de alpinismo industrial sendo que, a pouco, foi homologada a NBR 15475:2007, que trata sobre a qualificação e a certificação do profissional de acesso por corda e a
NBR 15595:2008, que trata sobre procedimento para aplicação do método de acesso por corda.
Anteriormente, as exigências da qualificação eram balizadas nos requisitos da
Industrial Rope Acess Trade Association – IRATA, que trata sobre diretrizes para a qualificação do profissional de acesso por corda e na BS7985:2002, que orienta sobre métodos de acesso por corda para a indústria.
Como o alpinismo industrial, atende as necessidades de diversos ramos da industria e a construção civil, o profissional tende a desenvolver capacitação diferenciada.
Executando-se as diretrizes da NBR 15475:2007, a tendência esperada é que ocorra a equalização da qualificação destes profissionais. A formação dos trabalhadores em segurança e prevenção de riscos constitui ligações fundamentais para o embasamento da estratégia de prevenção de acidentes

Relacionados