396464790132

786 palavras 4 páginas
Capa

Folha de rosto

Sumário

Introdução
O trabalho tem finalidade de apresentar um projeto elaborado em equipe,desenvolvendo as etapas e a construção do protótipo através de pesquisas.Esse projeto desenvolve a capacidade do grupo de utilizar criatividade e raciocínio para elaborar opções de execução do protótipo.
A proposta do projeto é a concepção de um sistema de elevador de polias com a finalidade de levantar 1kg com uma massa menor possível,fazendo uso de diversas polias seguindo um cronograma em que os grupos formados pelos alunos de segundo semestre do curso de engenharia da UNINOVE.
Justificativa
O trabalho consiste em colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas abordadas para que possam ser discutidos durante a execução do projeto. Além de consolidar os conceitos teóricos e práticos, o projeto visa a preparar os alunos para problemas que possam ocorrer no dia a dia, tornando-os capazes de solucionar problemas desde os mais simples aos mais complexos. O projeto também visa integrar alunos, professores e coordenadores, trabalho em grupo, planejamentos, pesquisas e gerenciamentos de projetos e claro associar o baixo custo com a boa qualidade e eficiência do que o projeto propõe.
Problema
Que influência exerce o sistema de polias desenvolvido e o tipo de corda utilizado no aumento da força de tração do contrapeso?
Hipótese
O número de polias utilizado no elevador, bem como o sistema resultante dessa associação, somado ao tipo de corda utilizada podem garantir a eficiência do elevador, aumentando em x% a força de tração.
É preciso definir qual o tipo de corda a ser utilizada para suportar a tração quando o peso for colocado e qual o menor contrapeso será utilizado para erguer uma massa de 1kg.Diante destas informações resta ainda analisar se serão usadas polias fixas, móveis ou associadas.

Objetivos
Geral - Construir um elevador de polias para elevação de uma carga pré-definida de 1 kg sobre uma plataforma, com sistema

Relacionados