393857670

2227 palavras 9 páginas
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Depois do aparecimento dos contraceptivos orais e da liberação dos costumes, houve um assustador aumento da incidência de doenças sexualmente transmissíveis. Este aumento ocorreu principalmente entre as décadas de 50 e 70 e, depois disso, se estabilizou. Nos anos 80 surgiu a AIDS, estritamente ligada ao uso de drogas ilícitas injetáveis e à promiscuidade sexual. Desta forma, é muito importante conhecer e evitar as doenças que podem ser transmitidas por relações sexuais.

Gonorréia
É transmitida pelo contato sexual e pode atingir a vagina, o reto, a faringe, a uretra e os olhos. No caso da vagina, a infecção apresenta geralmente poucos sintomas e, portanto, o diagnóstico é feito observando os parceiros sexuais. No homem, a infecção é bastante dolorosa e com secreção uretral. É muito importante fazer o diagnóstico e o tratamento das gestantes, pois a doença pode provocar uma infecção gravíssima nos olhos dos recém-nascidos, a oftalmite gonocócica. A prevenção se faz com o uso de preservativos e consultas periódicas ao ginecologista. Sempre que houver contato não-protegido com parceiro suspeito, consulte seu médico.

Uretrite não-gonocócica
Doenças causadas habitualmente por dois agentes, clamídia e ureaplasma. Em mulheres, a infecção apresenta poucos sintomas (corrimento, dor durante a relação sexual, dor pélvica ou dor para urinar), ou até mesmo nenhum sintoma. Nos homens, os sintomas (geralmente leves) aparecem de 7 a 28 dias após o contato: secreção na uretra e dor para urinar, principalmente de manhã. A prevenção e o diagnóstico se fazem como na gonorréia.

Sífilis
É uma doença muito contagiosa, transmitida sexualmente pelo Treponema pallidum. Apresenta três fases. Na primária, há o aparecimento de uma lesão indolor chamada cancro, que desaparece após 4 a 8 semanas, mesmo sem tratamento (o que não significa que o paciente esteja curado). Na fase secundária, podem surgir lesões na pele, nos olhos, nos rins, no

Relacionados