393472440124

3037 palavras 13 páginas
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CONTABILIDADE GERENCIAL

INDAIATUBA
2013
Introdução
Este trabalho tem por objetivo apresentar os seguintes itens: Conceitos, forma de cálculos e exemplos: EBIT, EBITDA, EVA e MVA; Equivalência Patrimonial (Controlada e Coligada) e Lançamentos contábeis que envolvem a apuração do Resultado da Equivalência Patrimonial.

01. – Explanar e exemplificar – O que é e como se calcula EBIT, EBITDA, EVA e MVA.
1.1 - EBIT (Earnings Before Interest and Taxes):
É o lucro antes de encargos financeiros (pagamento de juros) e impostos. Este indicador refletem os resultados da empresa antes das deduções financeiras e fiscais. A designação do EBIT em português não é uniforme. Sendo vulgarmente designado por "resultado operacional", pode-se também encontrá-lo referido como "resultado operacional líquido", "resultado de exploração", "resultado líquido de exploração", "resultados antes de impostos", "resultados antes de juros e impostos (RAJI)", "lucro operacional", "lucro operacional líquido", "lucro de exploração", "lucros antes dos impostos", "ganho líquido por exploração" e "função financeira".

CÁLCULO:

EBIT = (receitas operacionais – custos operacionais) – custos administrativos.
Ou
EBIT = lucro operacional – custos administrativos.

EXEMPLO:

MARGEM

Margem EBIT = 16,1%

1.2 BITDA (Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization):

A sigla EBITDA Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, também conhecido como LAJIDA. Muito embora, o EBITDA também seja chamado ou apresentado como Fluxo de Caixa Operacional o mesmo leva em conta apenas o desempenho operacional da empresa e não reflete o impacto no resultado, dos itens extraordinários, das despesas com investimentos e das mudanças havidas no capital de giro. Como o EBITDA é apurado? O cálculo do EBITDA é muito simples: ao Lucro Operacional Líquido antes dos impostos adicionam-se os

Relacionados