391269310132

369 palavras 2 páginas
O que é Socialização:

Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, de reunir em sociedade. É a extensão de vantagens particulares, por meio de leis e decretos, à sociedade inteira. É o processo de integração dos indivíduos em um grupo.
Em Sociologia, socialização é o processo pelo qual o indivíduo, no sentido biológico, é integrado numa sociedade. Através da socialização o indivíduo desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação., adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade.
Socialização significa aprendizagem ou educação, no sentido mais amplo da palavra, aprendizagem essa que começa na primeira infância e só termina com a morte doa pessoa.
A socialização implica na adaptação a certos padrões culturais existentes na sociedade, ou seja, é a tendência para viver em sociedade, é a civilidade (conjunto de formalidades, observadas entre si pelos cidadãos, quando bem educados).
Por socialização, escreve o sociólogo pernambucano Gilberto Freire (1900-1987) “É a condição do indivíduo (biológico) desenvolvido, dentro da organização social e da cultura, em pessoa ou homem social, pela aquisição de status ou situação, desenvolvidos como membro de um grupo ou de vários grupos.”
Simbolos sociais e heróis
• Próposito: servir de exemplo como modelo de conduta. Ajuda a definir padrões de comportamento e papéis sociais ideiais.
Exemplos: Ayrton Senna como modelo de patriotismo ao carregar a bandeira na volta da vitória, “funcionário destaque do mês”, summa cum laude, Betinho, Capitão
Nascimento.
Agentes de socialização
1. Família: primeira exposição. Reproduzem para os filhos(as) os valores, normas e costumes por meio de transmissão cultural.
2. Pequenos grupos “panelinhas”: estabelecimento de relações estreitas de solidariedade e compromisso grupal. Maçonaria, grupos de auto-ajuda. 3. Escola: contato com burocracias, regras coletivas, meritocracia. Relações informais–da

Relacionados