390588350116

1663 palavras 7 páginas
Conceito de Administração da Produção e Operações
Administração da Produção e Operações refere-se a todas as atividades envolvidas na produção de um bem físico ou na prestação um serviço. Produção é tudo relacionado à indústria e operação é tudo relacionado à empresa de serviços.
Todas as etapas da administração da produção estão concentradas na indústria, nas atividades relacionas a operação estão espalhadas por isso às vezes é difícil reconhece-las. Quando nos referimos à administração da produção criamos a imagem de máquinas, produtos fabricados, caminhões sendo carregados, etc. Porém a administração da produção é bem mais ampla do que isso.
Tipos de Sistemas de Produção
Existem três tipos de sistemas de produção:
a) Sistema de produção Continua ou fluxo em linha: Os processos são ajustados para que os mais lentos não atrapalhem o resultado final. Existem dois tipos de sistemas de fluxo, são eles:
- Produção de massa: Para os produtos mais variados possíveis.
- Produção continua: Está relacionada com indústria, como química, papel e aço.
Esse sistema de produção é caracterizado pela sua alta eficiência e acentuada inflexibilidade.
b) Sistema de produção por lotes (fluxo intermitente): É feito por lote. Ao término de um lote se inicia outro, só voltará a ser feito depois de um tempo; onde é caracterizada uma produção intermitente de cada um dos produtos.
Nesse sistema de produção intermitente ganha flexibilidade diante da produção continua e em volume de produção. Por isso adota-se esse sistema quando o volume de produção for relativamente baixo.

c) Sistemas de produção para grandes projetos: Nesse sistema cada projeto é um produto, por tanto não existe um fluxo do produto. Existe uma sequencia de tarefas que são de longa duração e com pouca ou nenhuma repetitividade. Esse sistema é caracterizado pelo seu alto custo e a sua dificuldade gerencial no planejamento e no controle.
Classificação Cruzada de Schroeder
Nesse tipo de classificação é

Relacionados