3900608215

1200 palavras 5 páginas
Introdução www.suapesquisa.com/pesquisa/pulmoes. Os pulmões são o principal órgão do sistema respiratório dos seres humanos. Possuímos um par de pulmões, localizados um de cada lado do tórax, na região interior da cavidade formada pelas costelas. Estas servem de proteção para os pulmões.

Funções, respiração e doenças Pulmonares
A principal finalidade dos pulmões é abastecer o nosso sangue de oxigênio, que é levado para as células do corpo. Além disso, os pulmões também executam a função de tirar do sangue o dióxido de carbono (gás carbônico) e vapor de água, eliminando-os do corpo através do processo de expiração.

Os pulmões estão envolvidos pela pleura. Quando ocorre uma inflamação da pleura, chamamos a doença de pleurisia. Já quando ocorre a inflamação dos pulmões de um indivíduo, o nome da doença é pneumonia. Esta, se não for bem tratada, pode levar uma pessoa à morte.

O caminho do ar em nosso organismo é bem complexo. Quando respiramos, o ar entra pela boca, passando em seguida pela traquéia (grande tubo condutor) e depois por outros pequenos tubos chamado brônquios. São os brônquios que levam o ar para todas as regiões pulmonares.

A entrada e saída de ar pelos pulmões são controladas por um movimento involuntário (controlado pelo cérebro) do nosso corpo. Através dos movimentos executados pelos músculos peitorais e pelo diafragma, os pulmões aumentam e diminuem de tamanho. Através destes movimentos o ar entra e sai dos pulmões.

Os pulmões dos seres humanos são compostos por uma espécie de tecido esponjoso, repleto de pequenas cavidades. Estas cavidades são atravessadas por vasos sanguíneos.
Principais doenças pulmonares:
- Câncer de pulmão
- Enfisema pulmonar
- Bronquite
- Tuberculose
- Asma
- Doença pulmonar obstrutiva crônica
- Pneumonia
- Bronquiectasia
- Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS)

Observação importante:

- O fumo danifica, com o passar do tempo, os pulmões. Doenças causadas pelo cigarro levam a morte

Relacionados

  • Atps shopings
    1496 palavras | 6 páginas