389289

782 palavras 4 páginas
PRO DIA NASCER FELIZ

1) Resumo – sintetizando o conteúdo do filme.

O filme com direção de João Jardim produzido entre Abril de 2004 e outubro de 2005, retratar o problema das famílias desestruturadas em todas as classes sociais de como essa falta de base familiar dificulta a formação de um bom ambiente escolar. Os problemas de relacionamento interno como briga entre alunos e a falta de apoio especializado para resolver esses conflitos.
O filme começa mostrando a cidade de Manari, Pernambuco uma das cidades mais pobres do Brasil, nessa escola percebemos o descaso das autoridades e a falta de infraestrutura da escola e os alunos sofrem com isso, porque muitos têm o desejo de estudar.
No documentário mostra que 97% das crianças em idade escolar entram na escola. Com o passar dos anos muitos abandonam 41% não concluem a 8ª série. Segundo avaliações promovidas pelo MEC, à metade dos estudantes do ensino fundamental não consegue ler ou escrever corretamente, essa realidade precisa mudar.
Podemos ver no documentário a grande diferencia entre a escola pública e a particular.
A escola publica não tem uma infraestrutura adequada, os professores faltam muito, não tem uma qualidade no ensino, os alunos ficam desmotivados a estudar e os professores precisam de qualificação.
Esse filme menciona o descaso da educação e a realidade vivida por muitos. Um aluno menciona no filme que o governo e a escola em si, passa a imagem que a escola está melhorando mais não está, porque se estivesse melhorando não precisaremos dos programas do governo como Prouni, cotas para as universidades federais e isso e verdade a educação não esta melhorando só que o governo passa essa impressão.
Muitas escolas que foram mostradas ficam em periferias e às vezes o convívio do aluno que mora em um bairro que tem muita violência e drogas acaba afetando na escola e na vida do aluno e por isso acabam acontecem muitas brigas.
Mas essa realidade precisar mudar precisamos de professores qualificados

Relacionados