38679 Diretrizes Curriculares do Estado do Amap

7773 palavras 32 páginas
Esse é um texto em revisão de uso interno da secretaria

251

Gestão
Temos no Estado do Amapá além de uma grande quantidade, uma considerável diversidade de tipos de escola. Umas se localizam em áreas urbanas, outras em áreas rurais; muitas possuem apenas classes de 1a a 4a série, outras oferecem um atendimento que vai da educação infantil, até o ensino médio, incluindo classes de educação de jovens e adultos. Em várias delas, constatamos a presença de apenas um professor, que também assume a direção da escola, em outras, observamos que há coordenadores e supervisores compartilhando com docentes e diretor a responsabilidade pelo trabalho pedagógico.
Essas diferenças entre as escolas reforçam o quadro de profunda diversidade que, em todos os aspectos, tanto caracteriza o Estado do Amapá. Neste sentido, uma indicação inicial se faz necessária para a discussão da gestão: a exemplo do que ocorre em outros pontos discutidos nesse documento, é inadequado definirmos um procedimento padrão, universal a todas as escolas da rede. O que teremos, nesse capítulo, é a apresentação de diretrizes gerais que devem reger a gestão de todas as escolas as quais executarão e criarão dinâmicas específicas de acordo com sua realidade e com as regulamentações do sistema de ensino.
Mesmo sem perder de vista as singularidades expressas pelas unidades escolares, alguns pontos devem ser comuns a todas elas. O principal deles é a necessidade de que todas as escolas estejam voltadas a garantir a realização do processo de ensinoaprendizagem.
Assim como um amplo conjunto de instituições, a escola deve estar voltada para responder às necessidades sociais de educar, mas sempre o fará de forma a buscar a sistematização das diferentes maneiras do pensar e do agir humanos. Esta é sua principal identidade. Até agora, nos foi possível montar um grande quadro dos elementos básicos que identificam uma escola. O que nos falta é discutirmos com que perspectivas devemos gerir cada uma, procurando garantir

Relacionados