38445930630

316 palavras 2 páginas
A autora do texto, Políticas Públicas, afinal do que se trata? Nos leva a pensar em pontos fundamentais para ser ter ou fazer políticas públicas. Primeiro temos a necessidade da população, gerando mobilização social, levando então à iniciativa do governo. Para a mesma, nenhuma política se concretiza sem o envolvimento dos interessados, levando suas demandas ao governo; portanto a participação é condição primeira para a definição e realização de qualquer política pública, tendo como objetivo a concretização de um direito.
A constituição de 1988, no artigo 6 , trata dos direitos sociais. Eles são frutos de pressão de vários setores organizados da sociedade e trazem junto a preocupação com as políticas públicas, principalmente ao que se refere à seguridade social, sustentada pela idéia de segurança ou proteção social.
Assim, quando nossas demandas populares são incorporadas pelo governo dizemos que nosso direito esta garantido em lei! Mas a execução dessa garantia esta vinculada a muita pressão social que acaba recebendo nome de CONTROLE DEMOCRÁTICO. O controle democrático também está garantido na constituição e tem sua eficiência por conta das organizações sociais participativas expressas pelos conselhos ligados às diferentes políticas. Os conselhos são órgãos formuladores e fiscalizadores previstos nos três níveis de governo: Municipal; Estadual e Federal. O conselho é também um espaço plural, congregando várias tendências modernas e conservadoras, sendo uma arena de conflitos, necessitando portanto de pessoas preparadas, conscientes e compromissadas com as demandas da população que representam.
Fazendo uma correlação entre o resumo acima do texto Políticas públicas, afinal do que se trata? e da música Até Quando? de Gabriel o Pensador, perceberemos claramente uma ligação entre ambos quando o autor acaba fazendo com a música, uma critica e um apelo à necessidade de mudanças dando um sentido de estar buscar união, participação, atuação e movimentos de

Relacionados