384334030124

806 palavras 4 páginas
História
Em 1879, os irmãos Thomas e Daniel Connelly, juntamente com Thomas J. McTighe, patentearam o primeiro sistema em que um usuário podia controlar um mecanismo de comutação à distância.[1]
A primeira central telefônica foi ativada em Paris no ano de 1879. No mesmo ano, D. Pedro II dava a permissão para instalar no Rio de Janeiro.[2] A companhia Telephonica do Brasil foi criada em 15 de novembro de 1879, com capital inicial de 1.500.000$000 réis, divididos em 7500 ações distribuídos pela Western Company.
Em 1884, Ezra Gilliland, da empresa Bell, desenvolveu um sistema de comutação automática mais simples, porém semelhante ao dos irmãosConnely e McTighe que podia trabalhar com até 15 linhas. Nesse sistema, que também não chegou a ser usado na prática, havia um contato metálico que pulava de uma posição para outra, quando o usuário apertava um botão, determinando o tipo de conexão que era estabelecida.
No entanto, um avanço realmente importante e surpreendente, ocorreu em 1889, quando o agente funerário Almon Brown Strowger, na cidade deKansas, desenvolveu um sistema de comutação automático que realmente funcionava.
A primeira central automática do Brasil foi inaugurada em 1922 na cidade de Porto Alegre (a terceira das Américas, logo depois de Chicago eNova York). A segunda foi inaugurada três anos depois na também cidade gaúcha de Rio Grande. A terceira, em 1928, em São Paulo, e em 1929 foi a vez do Rio de Janeiro inaugurar sua primeira central automática.[3]
Centrais Automáticas Passo a Passo[editar]
Pouco tempo após a invenção do telefone e das centrais de comutação, surgiu a idéia de automatizar as ligações entre as várias linhas existentes. Ou seja, a pessoa que desejasse telefonar, acionava mecanismos que enviavam sinais elétricos à central automática, ligando seu aparelho ao telefone da pessoa com quem desejava falar sem a ajuda das telefonistas .
Em 1879, os irmãos Thomas e Daniel Connelly, juntamente com Thomas J. McTighe, patentearam o

Relacionados