38339850890

792 palavras 4 páginas
Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e a interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões (Antônio Amot, 2002).

Estatística Dedutiva - é responsável pela coleta, organização e a descrição dos dados.

Estatística Indutiva ou Inferencial - responsável pela análise e a interpretação desses dados. Possibilitam o diagnóstico de um lugar, o conhecimento de seus problemas,a formulação de soluções apropriadas e um planejamento objetivo de ação.

Amostra: grupo representativo de uma classe,ou melhor, é um subconjunto finito de uma população (Antônio Arnot,2002), deve possuir as mesmas características básicas da população, em relação ao que deseja pesquisar.

Principais técnicas de amostragem:

1º Amostragem casual ou aleatória simples

2º Amostragem proporcional estratificada

3º Amostragem sistemática

Amostra homogenia - mais fácil de obter resultados

Amostra heterogenia - mais difícil de obter resultados.

Dados: informações necessárias para representar a estatística.

Dados brutos: são os primeiros dados obtidos.

Dados seriados: são dados organizados e apurados por uma série para que ele passe por uma análise e por fim a resolução de um problema.

Dados Primários: são os dados obtidos pelo próprio pesquisador.

Dados Secundários: são dados obtidos por outros pesquisadores.

Variável é considerada como um conjunto de resultados possíveis de um fenômeno, Do ponto de vista da natureza ela pode ser:

1- Qualitativa: quando seus valores são expressos por atributos;

2- Quantitativa: quando seus valores são expressos em números;

· Variável contínua: qualquer valor entre dois limites, permite divisões, se costuma fazer divisões, são originadas das medições;

· Variável discreta: só pode assumir valores pertencentes a um conjunto de enumerável, toda variável advém de um número, devido sua contagem, é exato, tem origem nas contagens

Relacionados