37415 43994 1 SM

3752 palavras 16 páginas
RESUMOS DE TRABALHOS
E/OU
RESUMOS COMENTADOS

Refere-se ao Art. de mesmo nome, (I)1 - Resumos, 113-114, 1991

1

MÃE-CRECHE: RELAÇOES AMBIVALENTES
UM ESTUDO DE CASOS SOBRE A REPRESENTAÇAO
DE USUÁRIAS*
Maria Apparecida Motta 1

A tese tem como objetivo a procura de esclarecimentos e aprofundamento sobre o pensar e o sentir da mulher, na condição de mãe e de trabalhadora, diante da instituição creche, sob o ponto de vista de suas relações de uso. Ela é fruto de uma pesquisa exploratória, baseada em estudo de caso, em que o conceito de representação foi utilizado como instrumento para a compreensão e a análise interpretativa dos depoimentos~.
O estudo a respeito da dupla condição— maternidade e trabalho, no sujeito mulher—propicia uma aproximação da essencia da realidade relacionas. A objetividade da categoria objeto de pesquisa está explicitada no aspecto fenomenológico do mundo mal, e expressa uma condição muito especifica do cotidiano da mulher na atual conjuntura.
A análise interpretativa indicou que as relações do sujeito mulher são ambivalentes em razão de um conflito, originado por ocasião da decisão de uso da creche, 0 qual recrudesce na vivência das relações com a instituição. O conflito se insere, inicialmente, na relação maternidade-trabalho, e, a seguir, na relação mãe~riança; a tese prioriza
0 trato desta relação, denominada maternagem entendida como um estágio do processo de crescimento e de desenvolvimento do ser humano).

*
1

Aspectos importantes emergirem da pesquisa. Assim, a tese desvela o conflito instalado nas relações de uso da mulher trabalhadora e de uma instituição que a sociedade coloca à sua disposição; ressalta a importância do entendimento do fenómeno maternagem no processo da dependência à maturidade, assistido pela creche que, entretanto, não o assume; aponta a creche como instituição necessária na realidade urbana de nossos dias considerando-a, contudo, como uma instituição em busca de identidade; indica a maternagem compartilhada

Relacionados