371456720108

290 palavras 2 páginas
O Secretariado é um profissional que está cada dia mais requisitado e valorizado. Sobre a origem da profissão, sabe-se que surgiu nas primeiras civilizações antigas e, historicamente, podemos considerar o escriba como primeiro secretário. Os escribas eram homens que possuíam amplos conhecimentos em matemática e contabilidade, organização de arquivos, além de dominarem a escrita e assessorarem diretamente seus superiores, estes eram os únicos que sabiam ler e escrever e fazer cálculos... sendo esta sua atividade mais intimamente ligada ao Secretariado.
Com o passar do tempo a profissão sofreu muitas mudanças e durante a Revolução Industrial no Brasil, a evolução do profissional revela as características de cada década:

Anos 50 e 60 - nessa época a Secretária executava apenas algumas Técnicas Secretariais como datilografia, arquivo de documentos atendimento telefônico e era uma simples servente e que permaneciam com tarefas insignificantes. Apenas em meados dessa década é que se iniciou um movimento da categoria que exigia melhores condições de trabalho que resultou no surgimento do Clube das Secretárias, no Rio de Janeiro.

Em 1760, o papel do Secretário foi consolidado através das exigências das funções de assessoria resultantes da nova estrutura empresarial. Porém, era uma função exercida quase sempre por homens, pois foi somente após a Primeira e a Segunda Guerra Mundial 1914-1918 e 1939-1945, respectivamente, é que as mulheres conseguiram ingressar no mercado de trabalho.
Anos 90 - A Secretária da década de 90 é mais independente do chefe e atende mais a empresa do que a ele. Passa a atuar de maneira autônoma, criativa, objetiva, empreendedora e, as técnicas secretariais, se tornam apenas um aspecto de seu trabalho e não mais o centro dele.

Relacionados