36F Exclusao Social E Fracasso Escolar1

7035 palavras 29 páginas
O que pensam outros especialistas?

Exclusão Social e Fracasso Escolar

Aldaíza Spozati
Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo (PUC-SP); coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social (Nepsas) da PUC-SP; e vereadora no municipio de São Paulo.

Exclusão social e fracasso escolar configuram duas situações negativas e o resultado da relação entre ambas é a precariedade.
Pensado desta forma, em um parágrafo estaria encerrado o debate: quanto mais exclusão social, mais fracasso escolar e vice-versa.
Considero, porém, que essa leitura causal, e que não deixa de ter razão, mecaniza a análise, cria a justificativa e com isso retira a questão da dinâmica da vida e do viver. Em outras palavras, a leitura causal, ainda que concreta, leva à naturalização da questão: há fracasso porque há exclusão, ou vice-versa. Aliás, já ouvimos de várias autoridades essa consideração. Essa naturalização tem seu registro de nascimento abonado pelas teses neoliberais. Afinal, como dizia Adam Smith, se os dedos das mãos são desiguais, por que os homens não o serão?
O contraponto a essa análise deve recorrer à ética, que traz à tona a questão da desigualdade humana e põe a pergunta no campo da justiça social: é cabível compactuar com a segmentação da sociedade e, nela, com crianças e jovens na condição de fracassados e excluídos?
Nessa perspectiva é que pretendo tecer algumas considerações sobre a relação entre fracasso escolar e exclusão social.
Recorro, na maioria das vezes, ao estudo da cidade de São Paulo que construiu, pela primeira vez, índices de discrepância do desenvolvimento humano da população entre os 96 distritos da cidade, assim como os índices de inclusão e exclusão social fundamentados em 49 variáveis agrupadas nas utopias includentes de autonomia, desenvolvimento humano, eqüidade e qualidade de vida. Trata-se do Mapa da
Exclusão/Inclusão Social, pesquisa que coordenei no Núcleo de
Seguridade e Assistência Social

Relacionados